Escalas de Avaliação:

Vários  instrumentos têm sido utilizados para identificação do autismo, dentre eles:

M-CHART  – Identificar traços de autismo em crianças de idade precoce, entre 18 a 24 meses;

– Composta de 23 questões, tipo sim/não;

– Não precisa ser administrada por médicos;

CARS –  Foi desenvolvida com a intenção de medir o “Grau” do autismo a partir das características

que a pessoa manifesta;

– Consiste em uma entrevista estruturada de 15 itens com os pais ou responsáveis da criança

maior de  2 anos de idade;

– Pontuação;

– Escala;

– Distingue os graus de comprometimento do autismo (leve, moderado e severo) e também separa

o trastorno de outros atrasos no desenvolvimento.

SCQ – Composta de 40 questões e diferencia autismo de retardo mental em maiores de 4 anos.

START – é uma avaliação interativa de crianças entre 24 e 35 meses de idade, realizada por um médico treinado.

DBC –  é uma escala de 96 itens, avalia problemas emocionais e comportamentais em crianças com idade entre

4 e 18 anos, com déficit intelectual.

PEP’R – É um instrumento de avaliação que nos permite verificar, quais são os problemas de desenvolvimento

que a criança   apresenta e quais são suas áreas potenciais.

Composto por duas escalas:

1. Escala de desenvolvimento – Avalia 7 áreas ( Imitação, percepção, coordenação motora fina e grossa,

olho-mão, desempenho cognitivo e cognitivo verbal  – 143 itens.

2.  Escala de comportamento  – Avalia 4 áreas  ( Relacionamento e afeto, materiais, respostas sensoriais

e linguagem)– 30 itens.

Total de itens avaliados: 174 itens.

O PEP’R, tem a função de identificar padrões de aprendizagem  irregulares e de comportamentos

peculiares em crianças de um a 12 anos.

 

 

Versão Final do M-CHAT em Português

Por favor, preencha as questões abaixo sobre como seu filho geralmente é. Por favor, tente responder todas as questões. Caso o comportamento na questão seja raro (ex. você só observou uma ou duas vezes), por favor, responda como se seu filho não fizesse o comportamento.

1. Seu filho gosta de se balançar, de pular no seu joelho, etc.? Sim Não
2. Seu filho tem interesse por outras crianças? Sim Não
3. Seu filho gosta de subir em coisas, como escadas ou móveis? Sim Não
4. Seu filho gosta de brincar de esconder e mostrar o rosto ou de esconde-esconde? Sim Não
5. Seu filho já brincou de faz-de-conta, como, por exemplo, fazer de conta que está falando no telefone ou que está cuidando da boneca, ou qualquer outra brincadeira de faz-de-conta? Sim Não
6. Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para pedir alguma coisa? Sim Não
7. Seu filho já usou o dedo indicador dele para apontar, para indicar interesse em algo? Sim Não
8. Seu filho consegue brincar de forma correta com brinquedos pequenos (ex. carros ou blocos), sem apenas colocar na boca, remexer no brinquedo ou deixar o brinquedo cair? Sim Não
9. O seu filho alguma vez trouxe objetos para você (pais) para lhe mostrar este objeto? Sim Não
10. O seu filho olha para você no olho por mais de um segundo ou dois? Sim Não
11. O seu filho já pareceu muito sensível ao barulho (ex. tapando os ouvidos)? Sim Não
12. O seu filho sorri em resposta ao seu rosto ou ao seu sorriso? Sim Não
13. O seu filho imita você? (ex. você faz expressões/caretas e seu filho imita?) Sim Não
14. O seu filho responde quando você chama ele pelo nome? Sim Não
15. Se você aponta um brinquedo do outro lado do cômodo, o seu filho olha para ele? Sim Não
16. Seu filho já sabe andar? Sim Não
17. O seu filho olha para coisas que você está olhando? Sim Não
18. O seu filho faz movimentos estranhos com os dedos perto do rosto dele? Sim Não
19. O seu filho tenta atrair a sua atenção para a atividade dele? Sim Não
20. Você alguma vez já se perguntou se seu filho é surdo? Sim Não
21. O seu filho entende o que as pessoas dizem? Sim Não
22. O seu filho às vezes fica aéreo, “olhando para o nada” ou caminhando sem direção definida? Sim Não
23. O seu filho olha para o seu rosto para conferir a sua reação quando vê algo estranho? Sim Não

© 1999 Diana Robins, Deborah Fein e Marianne Barton. Tradução Milena Pereira Pondé e Mirella Fiuza Losapio.

 

Childhood Austism Rating Scale (CARS)

Escala de Pontuação para Autismo na Infância Schopler, E., Reichler, R. J., Renne, B. R.

1 – Relacionamento inter-pessoal
Pontos Sintomas
 

1

Sem evidencia de dificuldade ou anormalidade: o comportamento da criança é apropriado para a idade. Alguma timidez, inquietação ou prejuízo pode ser observado, mas não a um nível diferente (atípico) quando comparado com outra de mesma idade.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: A criança evita olhar o adulto nos olhos, evita o adulto; demonstra dificuldade quando é forçado a tal; é exatamente tímido; não é tão sociável com um adulto quanto uma criança normal de mesma idade; fica agarrada aos familiares de forma mais intensa que outras de mesma idade.
2,5
 

3

Grau moderado: A criança as vezes demonstra isolamento. Há necessidade de esforço persistente para obter sua atenção. Há um contato mínimo por iniciativa da criança (o contato pode ser impessoal).
3,5
 

4

Grau Severo: A criança é isolada realmente, não se dando conta do que o adulto está fazendo; nunca responde as iniciativas do adulto ou inicia contato. Somente as tentativas muito intensas para obter sua atenção tem algum efeito positivo.
2 – Imitação
Pontos Sintomas
1 Apropriada: A criança imita sons, palavras e movimentos que são apropriados para seu nível de desenvolvimento.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: A criança imita comportamentos simples como bater palmas ou palavras isoladas na maior parte do tempo. As vezes reproduz uma imitação atrasada (após tempo de latência)
2,5
3 Grau moderado: A criança só imita as vezes e mesmo assim precisa de considerável persistência e auxílio do adulto. Freqüentemente reproduz uma imitação atrasada.
3,5
4 Grau severo: A criança raramente ou mesmo nunca imita sons, palavras, ou movimentos mesmo com auxílio de adultos ou após período de latência.
3 – Resposta emocional
Pontos Sintomas
1 Resposta  apropriada  para  a  idade  e  situação:  A  resposta  emocional  (forma  e  quantidade) demonstra sintonia com a expressão facial, postura corporal e modos.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: A criança ocasionalmente demonstra alguma inadequação na forma e quantidade das reações emocionais. As vezes as reações são não relacionadas a objetos ou acontecimentos do  “entorno”.
2,5
 

3

Grau moderado: Há presença definitiva de sinais inapropriados na forma e quantidade das respostas emocionais. As reações podem ser inibidas ou exageradas, mas também podem não estar relacionadas com a situação. A criança pode fazer caretas, rir ou ficar estática apesar de não estarem presentes fatos que possam estar causando tais reações.
3,5
 

4

Grau severo: As respostas são raramente apropriadas as situações: quando há determinado tipo de humor é muito difícil modificá-lo mesmo que se mude a atividade. O contrário também é verdadeiro podendo haver enorme variedade de diferentes reações emocionais durante um curto espaço de tempo mesmo que não tenha sido acompanhado por nenhuma mudança no meio ambiente.
4 – Expressão corporal
Pontos Sintomas
1 Apropriada: A criança se move com a mesma facilidade, agilidade e coordenação que outra da mesma idade.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: Algumas peculiaridades “menores” podem estar presentes como movimentos desajeitados, repetitivos, coordenação motora pobre, ou presença rara de movimentos não usuais descritos no próximo item.
2,5
 

3

Grau moderado: Comportamentos que são claramente estranhos ou não usuais para outras crianças de mesma idade. Podem estar presente: peculiar postura de dedos e corpo, auto-agressão, balançar- se, rodar e contorcer-se, movimentos serpentiformes de dedos ou andar na ponta dos pés.
3,5
 

4

Grau severo: Movimentos freqüentes ou intensos (descritos acima) são sinais de comprometimento severo do uso do corpo. Estes comportamentos podem estar presentes apesar de um persistente trabalho de modificação comportamental assim como se manterem quando a criança está envolvida em atividades.
5 – Uso do objeto
Pontos Sintomas
1 Uso e interesse apropriado: A criança demonstra interesse adequado em brinquedos e outros objetos relativos a seu nível de desenvolvimento. Há uso funcional dos brinquedos.
1,5
2 Grau leve de anormalidade: A criança apresenta menos interesse pelo brinquedo que a criança normal ou há um uso inapropriado para a idade (bater o brinquedo no chão ou colocá-lo na boca).
2,5
 

3

Grau moderado: Há muito pouco interesse por brinquedos e objetos ou o uso é disfuncional. Pode haver um foco de interesse em uma parte insignificante do brinquedo, ficar fascinado com o reflexo de luz do objeto, ou eleger um excluindo todos os outros. Este comportamento pode ao menos ser parcialmente ou temporariamente modificável.
3,5
 

4

Grau severo: A criança pode apresentar os sintomas descritos acima porém com uma intensidade e freqüência maior. Há significativa dificuldade em distrair a criança quando está “ocupada” com estas atividades inadequadas e é extremamente difícil modificar o uso inadequado do uso dos objetos.
6 – Adaptação a mudanças
Pontos Sintomas
1 Idade apropriada na resposta: Apesar da criança notar e comentar sobre as mudanças de rotina, há uma aceitação sem grandes distúrbios.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: Quando o adulto tenta modificar algumas rotinas a criança continua com a mesma atividade ou no uso dos mesmos materiais, porém pode ficar facilmente “confusa” assim com aceitar a mudança. Ex: fica muito agitada quando é levada numa padaria diferente / o caminho para a escola é mudado, mas é acalmada facilmente.
2,5
3 Grau moderado: Há resistência as mudanças da rotina. Há uma tentativa de persistir na atividade costumeira e é difícil acalmá-la, ficam raivosos ou tristes quando há modificação.
3,5
 

4

Grau severo: Quando ocorrem mudanças a criança apresenta reações graves que são difíceis de serem eliminadas. Se são forçadas a modificarem a rotina podem ficar extremamente irritados / raivosos ou não cooperativos e talvez respondam com birras.
7 – Uso do olhar
Pontos Sintomas
1 Idade apropriada na resposta: O uso do olhar é normal para a idade. A visão é usada junto com os outros sentidos como a audição e tato, como forma de explorar os objetos.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: A criança precisa ser lembrada de vez em quando para olhar para os objetos. A criança pode estar mais interessada em olhar para espelhos e luzes que outras crianças da mesma idade, ou ficar olhando para o espaço de forma vaga. Pode haver evitação do olhar.
2,5
 

3

Grau moderado: A criança precisa ser lembrada a olhar o que está fazendo. Podem ficar olhando para o espaço de forma vaga; evitação do olhar; olhar para objetos de modo peculiar; colocar objetos muito próximos aos olhos apesar de não terem déficit visual.
3,5
4 Grau  severo:  Há  uma  persistência  recusa  em  olhar  para  pessoas  ou  certos  objetos  e  podem apresentar outras peculiaridades no uso do olhar em graus extremos como os descritos acima.
8 – Uso da audição
Pontos Sintomas
1 Idade apropriada na resposta: O uso da audição é normal para a idade. A audição é usada junto com os outros sentidos como a visão e tato.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: Pode haver falta de resposta a certos sons, assim como uma hiper- reação. As vezes a reação é atrasada, as vezes é necessário a repetição de um determinado som para “ativar” a atenção da criança. A criança pode apresentar uma resposta catastrófica a sons estranhos a ela.
2,5
3 Grau moderado: A resposta aos sons podem variar: ignorá-lo das primeiras vezes, ficar assustado com sons de seu cotidiano, tampar os ouvidos.
3,5
4 Grau   severo:    Há   uma    sub    ou   hiper-reatividade    aos    sons,    de    uma    forma             extremada, independentemente do tipo do som.
9 – Uso do paladar, olfato e do tato
Pontos Sintomas
 

1

Normal: A criança explora novos objetos de acordo com a idade geralmente através dos sentidos. O paladar e olfato são usados apropriadamente quando o objeto é percebido como comível. Quando há dor resultante de batida, queda, ou pequenos machucados a criança expressa seu desconforto, porém sem uma reação desmedida.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: A criança persiste no levar e manter objetos na boca, em discrepância de outras da mesma idade. Pode cheirar ou colocar na boca, de vez em quando, objetos não comestíveis. A criança pode ignorar ou reagir de forma exacerbada a um beliscão ou alguma dor leve que numa criança normal seria expressada de forma adequada (leve).
2,5
 

3

Grau moderado: Pode haver um comportamento de grau moderado de tocar, cheirar, lamber objetos ou pessoas. Pode haver uma reação não usual a dor de grau moderado, assim como sub ou hiper-reação.
3,5
 

4

Grau severo: Há um comportamento de cheirar, colocar na boca, ou pegar objetos – pela sensação em si – sem o objetivo de exploração do objeto. Pode haver uma completa falta de resposta a dor assim como hiper-reação a algo que é só levemente desconfortável.
10 – Medo e nervosismo
Pontos Sintomas
1 Normal: O comportamento é apropriado a situação e a idade da criança.
1,5
2 Grau leve de anormalidade: De vez em quando a criança demonstra medo e nervosismo que é levemente inapropriado (para mais ou menos) quando comparado a outras de mesma idade.
2,5
 

3

Grau moderado: A criança apresenta um pouco mais ou um pouco menos de medo que uma criança normal mesmo quando comparado a outra de menor idade colocada em situação idêntica. Pode ser difícil entender o que está causando o comportamento de medo apresentado, assim como é difícil confortá-la nessa situação.
3,5
 

4

Grau severo: Há manutenção de medo mesmo após repetidas experiências de esperado bem-estar. Na consulta de avaliação a criança pode estar amedrontada sem razão aparente. É extremamente difícil acalmá-la. Pode também não apresentar medo/sentido de auto-conservação a cachorros não conhecidos, a riscos da rua e trânsito, como outras que as da mesma idade evitam.
11 – Comunicação verbal
Pontos Sintomas
1 Normal: A comunicação verbal é apropriada a situação e a idade da criança.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: A fala apresenta um atraso global. A maior parte da fala é significativa, porém pode estar presente ecolalia ou inversão pronominal em idade onde já não é normal sua presença. Algumas palavras peculiares e jargões podem estar presentes ocasionalmente.
2,5
 

3

Grau moderado: A fala pode estar ausente. Quando presente a comunicação verbal pode ser uma mistura de fala significativa + fala peculiar como jargões; comerciais de TV; jogo de futebol; reportagem sobre o tempo + ecolalia + inversão pronominal. Quando há fala significativa podem estar presentes um excessivo questionamento e preocupação com tópicos específicos.
3,5
 

4

Grau severo: Não há fala significativa; há grunhidos, gritos, sons que lembram animais ou até sons mais complexos que se aproximam da fala humana. A criança pode mostrar persistente e bizarro uso de conhecimento de algumas palavras ou frases.
12 – Comunicação não-verbal
Pontos Sintomas
1 Normal: A comunicação não-verbal é apropriada a situação e a idade da criança.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: O uso da comunicação não-verbal é imaturo, p.ex: a criança somente aponta/mostra sem precisão o que quer numa situação em que a criança normal de mesma idade aponta ou demonstra por gestos de forma mais significativa o que quer.
2,5
 

3

Grau moderado: A criança é incapaz, geralmente, de expressar necessidades e desejos através de meios não-verbais, assim como é, geralmente, incapaz de compreender a comunicação não-verbal dos outros. Pegam na mão do adulto e levando ao objeto desejado, mas são incapazes de mostrar através de gestos o objeto desejado.
3,5
4 Grau severo: Há somente uso de gestos bizarros e peculiares que não aparentam significado. Demonstram não terem conhecimento do significado de gestos ou expressões faciais de terceiros.
13 – Atividade
Pontos Sintomas
1 Normal: A atividade é apropriada a situação e a idade da criança, quando comparada a outras.
1,5
 

2

Grau leve de anormalidade: Pode haver uma leve inquietação ou alguma lentidão de movimentos. O grau de atividade interfere somente de forma leve na performance da criança. Geralmente é possível encorajar a manter um nível adequado de atividade.
2,5
 

3

Grau moderado: A criança pode ser inquieta e ter dificuldade de ficar quieta. Pode apresentar ter uma quantidade infinita de energia e não querer/ter vontade de dormir a noite. Pode também ser letárgica e exigir grande esforço para modificação deste comportamento. Podem não gostar de jogos que requeiram atividade física e assim “passar” por preguiçosos.
3,5
 

 

4

Grau severo: Há demonstração de níveis de atividade em seus extremos: hiper ou hipo, podendo também passar de uma para outra. É difícil o manejo desta criança. Quando há hiper-atividade ela está presente em todos os níveis do cotidiano, sendo necessário quase que um constante acompanhamento por parte de um adulto. Se a criança é letárgica é muito difícil motivá-la a alguma atividade.
14 – Grau e consistência das respostas da inteligência
Pontos Sintomas
1 Normal: A criança é inteligente como uma criança normal de sua idade não havendo nenhuma habilidade não-usual ou problema.
1,5
2 Grau leve de anormalidade: A criança não é tão inteligente quanto uma criança de mesma idade e suas habilidades apresentam um atraso global em todas as áreas, de forma equitativa.
2,5
3 Grau moderado: Em geral a criança não é tão inteligente quanto outra de mesma idade, entretanto há algumas áreas intelectivas que o funcionamento beira o normal.
3,5
 

4

Grau severo: Mesmo em uma criança que geralmente não é tão inteligente quanto uma normal de mesma idade, pode haver um funcionamento até melhor em uma ou mais áreas. Podem estar presentes certas habilidades não-usuais como p.ex: talento para música, ou facilidade com números.
15 – Impressão geral
Pontos Sintomas
1 Não há autismo: A criança não apresentou nenhum sintoma característico de autismo.
1,5
2 Autismo de grau leve: A criança apresentou somente alguns poucos sintomas ou grau leve de autismo.
2,5
3 Autismo de grau moderado: A criança apresentou um número de sintomas ou um moderado grau de autismo.
3,5
4 Autismo de grau severo: A criança apresentou muitos sintomas ou um grau severo de autismo.

Childhood Austism Rating Scale (CARS)

Escala de Pontuação para Autismo na Infância Schopler, E., Reichler, R. J., Renne, B. R.

 

Nome:
Prontuário: sexo: M F
Idade: data nasc:
Data da aplicação:
Resultado:
Resultado por item
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 T
 

Resultado final

Normal: 15 – 29,5
Autismo leve/moderado: 30 – 36,5
Autismo grave: acima 37

Pontuando o CARS 

A pontuação pode ser feita durante os testes psicométricos, na sala de aula, através de entrevista com pais ou através de vídeos, desde que tenham as informações necessárias para responder todos os itens da escala.

O entrevistador deve estar familiarizado com todas as questões e possíveis respostas.

A proposta da escala é avaliar o comportamento independentemente o fator causal, daí a importância de se ater aos comportamentos sem promover um julgamento explicativo dos comportamentos/fatos observados.

Pode ser interessante anotar observações adicionais durante a coleta de dados. Complete todas as questões e deixe para o final a contagem total do teste.

Durante a coleta das informações tenha em mente que o comportamento da criança deve ser balizado com outra (norma) de mesma idade.

Quando o comportamento estudado é normal (quando comparado a outra de mesma idade) um dos aspectos de maior importância é avaliar o grau (quantidade) de diferença, freqüência, intensidade e duração. Lembre-se que quanto mais este quantitativo for diferente do padrão normal mais comprometida a criança estará e consequentemente maior será seu score.

As “notas” variam de 1 a 4: A “nota” 1 significa que o comportamento está dentro dos limites da normalidade para outra criança de mesma idade. A “nota” 2 é “dada” para quando houver pequena anormalidade, quando comparada a outra criança de mesma idade. A “nota” 3  indica que a criança examinada apresenta um grau moderado de comprometimento no assunto pesquisado. A “nota” 4 é para aquela cujo comportamento é severamente anormal para a idade.

Os meios pontos são para serem usados quando o comportamento situar-se entre dois itens, como por exemplo se o comportamento for classificado entre o leve e o moderado a pontuação será de 2,5.

Antes de passa os resultados dos itens para a folha de resultado é interessante que o examinador dê uma folheada geral nas respostas.